PÓS-GRADUAÇÃO/ FORMAÇÃO EM
FITOTERAPIA E DIETOTERAPIA NA MEDICINA CHINESA
a.         ÁREA DO CONHECIMENTO: Saúde
b.         FORMA DE OFERTA: Presencial
c.         CARGA HORÁRIA: 540 h
d.          INÍCIO PREVISTO: 30 de março de 2019
ESTRUTURA DO CURSO

  • Carga horária total: 540 horas.

  • 18 encontros presenciais de 20 horas/aula.

  • Horário das aulas: sábado e domingo das 9:00h às 18:00h.

  • Prática Clínica/ Estágio no Ambulatório do INSTITUTO TA HAN.

  • Atualizações técnico-científicas, Atividades Extras e Práticas Supervisionadas.

  • Trabalho de Conclusão do Curso.
 
A Fitoterapia é considerada um dos principais pilares da milenar Medicina Chinesa. Sua história é tão antiga quanto a própria Medicina Chinesa e livros com a compilação de substâncias e fórmulas são parte importante da biblioteca médica chinesa. O BEN CAO GANG MU, por exemplo, Compêndio de Matéria Médica (本草纲目),é considerado o livro mais completo da história médica clássica chinesa e foi compilado e escrito por LI SHI ZHEN (1518-1593), médico da dinastia MING (1368 – 1644), durante 27 anos.  Sua primeira versão data de 1578 e enumera, analisa e descreve todas as plantas, animais e minerais aos quais eram atribuídas propriedades terapêuticas; assim, o compêndio é considerado um marco na farmacologia chinesa.

A partir de então, todos os grandes hospitais chineses contam com importantes departamentos de farmacologia chinesa. Atualmente, com o avanço das pesquisas nos moldes farmacológicos das biociências, a farmacopeia chinesa vem ganhando ainda mais atenção. No ano de 2015, por exemplo, a chinesa Tu Youyou recebeu o Prêmio Nobel de Medicina por sua valiosa contribuição no combate à malária e salientou que era “uma honra para a ciência e a medicina tradicional chinesa em sua tentativa de estender suas mãos para o mundo". A cientista estudiosa da farmacopeia chinesa isolou o princípio ativo artemisinina a partir de uma substância clássica chinesa usada para “doenças do Calor” na Medicina Chinesa, a artemisia annua.

Atualmente, os benefícios da Fitoterapia e da Dietoterapia em Medicina Chinesa para a população são reconhecidos pela OMS, não só pela sua eficácia no tratamento de diversas enfermidades, mas também por apresentar uma nova visão sobre a saúde do organismo e seus processos, na qual a atenção se volta para a qualidade de vida e promoção do bem-estar sistêmico do indivíduo.
No Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado em 03 de maio de 2006, por meio da Portaria 971, o Plano Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o qual reconhece a Fitoterapia e a Medicina Chinesa como terapêuticas essenciais para a atenção básica em saúde. Nesse documento, a Medicina Chinesa é citada como um “sistema médico complexo, que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos, e que a MTC também dispõe de práticas corporais complementares que se constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças” (PNPIC, SUS, Portaria 971).

Indo pelo mesmo caminho, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em uma resolução de 2014 (RDC Nº 21, de 25 DE abril de 2014), autorizou a fabricação e a comercialização de produtos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), por um período de 3 anos (prorrogado por mais 2 anos).  Desde então, a demanda por profissionais bem preparados cresce vertiginosamente no Brasil, e o comércio de fitoterápicos chineses está em franca expansão.

Nesse contexto, o INSTITUTO TA HAN, em comunhão com a FASEM, e em sintonia com essa necessidade urgente de profissionais preparados dentro de uma visão ecossistêmica da saúde e com uma base sólida em Medicina Chinesa, oferece o curso de Pós-graduação em Fitoterapia e Dietoterapia na Medicina Chinesa.



CLIQUE AQUI E SOLICITE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
PÓS-GRADUAÇÃO/ FORMAÇÃO EM
ACUPUNTURA/ MEDICINA CHINESA
a.         ÁREA DO CONHECIMENTO: Saúde
b.         FORMA DE OFERTA: Presencial
c.         CARGA HORÁRIA: 1200 h
d.          INÍCIO PREVISTO: 30 de março de 2019
ESTRUTURA DO CURSO

  • Carga horária total: 1200 horas.

  • 24 encontros presenciais de 20 horas/aula.

  • Horário das aulas: sábado e domingo das 9:00h às 18:00h.

  • Prática Clínica/ Estágio no Ambulatório do INSTITUTO TA HAN.

  • Atualizações técnico-científicas, Atividades Extras e Práticas Supervisionadas.

  • Trabalho de Conclusão do Curso.
 
O programa da Pós-graduação Lato-sensu em Acupuntura/ Medicina Chinesa foi construído levando-se em conta critérios internacionais para a completa formação de acupunturistas e terapeutas da Medicina Chinesa. As principais referências são o Guia para formação de acupunturistas da OMS (World Health Organization. Guidelines on Basic Training and Safety in Acupuncture. Geneva,1999. p. 1-31) e a estrutura do curso de Máster (Especialização) em Acupuntura do Instituto Superior de Medicinas Tradicionales (ISMET) de Barcelona, Instituição parceira do INSTITUTO TA HAN.

São abordados desde conhecimentos teóricos básicos sobre o Pensamento Chinês Clássico e sobre os fundamentos da Medicina Chinesa, passando pelas Práticas Corporais Chinesas, pelo sistema de diagnóstico das Síndromes Energéticas (Identificação de Padrões) e por toda terapêutica associada e sua aplicabilidade nos acometimentos estudados em Medicina Interna.

O ensino é organizado e distribuído em 8 módulos de acordo com o desenvolvimento lógico do conteúdo. Dentre as estratégias utilizadas temos: aulas expositivas, estudos dirigidos, dinâmicas de grupo, pesquisas, técnica de solução de problemas (Estudo de Casos), prática de atendimento ambulatorial, entre outros.

O curso é oferecido em um formato que atende às necessidades de profissionais graduados e já em atuação, viabilizando o comparecimento às aulas teóricas e práticas, com encontros em finais de semana definidos e com vários horários e dias disponíveis para a Prática Clínica em nosso Ambulatório, nos três períodos. 

As aulas teóricas são ministradas em um fim de semana por mês (sábado e domingo), nos períodos da manhã e tarde, perfazendo um total de 20 h/aula, de acordo com o calendário do Curso.

O desenvolvimento da prática é paralelo ao desenvolvimento teórico. O aprendiz ingressa na Prática Clínica em nosso Ambulatório a partir do segundo módulo, observando a dinâmica e auxiliando nos atendimentos. Na medida em que avança na teoria e no desenvolvimento das técnicas, passa também a tecer diagnósticos e a fazer os tratamentos, sempre sob a supervisão de um coordenador qualificado.
CLIQUE AQUI E SOLICITE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO